A Bottega Veneta consegue fazer branding sem logo e sem página nas redes sociais. E ainda assim é uma das marcas mais reconhecidas no mundo da moda! Quais estratégias a marca usa para ser lembrada? Vamos conversar sobre isso nesse post!
Quando a gente conversa sobre branding, principalmente falando de um branding com essência, a gestão de marca na prática pode ficar um pouco abstrata. Afinal, como colocar tudo isso em ação e criar uma marca singular, que seja capaz de colocar todo o seu diferencial para o mundo?
Para deixar tudo mais palpável, decidi trazer o estudo de caso da marca! Quero contar a história de uma marca que está criando um branding fora dos padrões, fora das receitas de bolo e lógicas já implementadas pelas outras pessoas.
Quer saber como eles fizeram isso? Então vem comigo que eu já vou te contar essa história!
Quem é a Bottega Veneta?
A Bottega Veneta é uma marca italiana criada nos anos 60 e desde o começo, ficou reconhecida e desejada por conta dos itens de couro de alta qualidade. A marca é reconhecida pelos itens em couro trançado, que surgiram como uma forma de se diferenciar da concorrência e utilizar as matérias equipamentos que os fundadores tinham à disposição na época, criando uma técnica única para a fabricação dos seus produtos.
Atualmente ela tem sido reconhecida como “new bottega” graças aos hits das criações do designer Daniel Lee. Isso porque ele conseguiu combinar a inovação com a tradição que a Bottega Veneta já trazia há anos.
Observar a estratégia de marca da Bottega é um prato cheio para reconhecermos a importância do branding. Então vamos entender um pouco mais sobre como a marca coloca isso em prática!
Bottega Veneta não tem uma logo
Diferentemente de marcas como Versace, Fendi, Louis Vuitton, Chanel e afins, Bottega Veneta é uma marca discreta em símbolos, fazendo com que sua presença de marca esteja vinculada à assinatura de estilo das peças.
As suas peças possuem apenas uma pequena inicial da marca na parte externa, enquanto que carregam seu nome na parte interna. As peças falam por si só, indicando que é uma original Bottega Veneta sem a necessidade da logo.
A busca da buyer persona sempre à frente
Buyer persona é o “comprador ideal”, ou seja, aquela pessoa que mais se identifica com seus produtos e marca.
No caso da Bottega Veneta, reconhecer esse público e estudar suas demandas fez com que a marca oferecesse itens de alta qualidade sem fazer os alardes de logotipos e extravagância das outras marcas. Com isso, ela atende a um público que busca descrição e precisão para construir sua imagem.
Atemporalidade como núcleo duro
Não é sobre ditar moda e sim desenvolver projetos reais, simples e atemporais. Bottega Veneta se mantém sempre fiel ao seu estilo e tradição.
Na verdade, ela faz o caminho reverso — se observa, percebe o caminho que a marca quer chegar e então busca arrematar suas coleções com inovações. A chegada de Daniel Lee é um bom exemplo disso. As inovações, ao invés de descaracterizar, fortalecem a marca e nunca a distanciam do propósito da atemporalidade.
Bottega Veneta não está presente nas redes sociais
Parece impossível no mundo atual, mas a verdade é que a Bottega Veneta não está presente nas redes sociais.
Porém, isso não significa que a marca está fora do mundo digital. Quem consome Bottega está presente nas redes sociais, o que colabora para o movimento do boca a boca 2.0 – um story daqui, um feed acolá.
Com isso, a Bottega Veneta se consolidou como uma marca aclamada, mesmo estando longe das redes sociais.
A lição que fica é que é preciso compreender a fundo a sua brand persona e as dores da sua buyer persona, silenciando tendências e se posicionando com essência e força. É isso que a Bottega Veneta faz!
Mesmo inserida no mundo da moda, cheio de tendências que vão e voltam periodicamente, a marca conseguiu entender o desejo do seu público e levar toda a sua autenticidade e diferencial para cada um dos seus produtos.
Agora que você conhece melhor as estratégias de posicionamento da marca, percebeu como o branding da Bottega Veneta é único e impossível de ser encontrado em qualquer manual ou receita de bolo?
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