No meu dia a dia eu escuto muito essa pergunta: Afinal, o que é Branding? Acho que isso acontece porque esse é um tema que está sendo muito explorado e falado ultimamente, mas percebo que, com a demanda de posicionamento digital crescendo, cresceu a confusão entre branding e marketing, identidade visual, gestão de redes e outras coisas.
De forma resumida,
Branding como a forma como as pessoas te enxergam e veem a sua marca. Ele é o que você é, sua essência, não é o que você vende. Ele é a forma como você se comunica e passa o que você tem de melhor para o mundo.
Aqui na Essência a gente acredita que o Branding, deve ser feito com a mistura de dois elementos centrais: essência e intenção. Vou explicar um pouco mais do significado de Branding tendo essas duas palavras como norte.
O que é Branding com essência?
Branding com essência é fazer uma gestão de marca a partir do que você é, da sua personalidade, seus valores, seu DNA. Ele é uma forma de colocar para o mundo o que você tem de melhor, mostrar como você é capaz de agregar valor para as pessoas que estão ao seu redor.
Isso traz uma virada de chave na hora de se posicionar. Você saí daquela ideia de que precisa apresentar o seu produto ou serviço e convencer as pessoas de que ele é bom — muito mais ligada ao marketing — a passa a focar no seu valor, na sua personalidade, na construção de relações e trocas verdadeiras com as pessoas. E comunica isso a partir da sua marca.
Portanto, ele vai na direção de um posicionamento que mostra para o mundo o que você tem de melhor.
O que é Branding com intenção?
Um outro elemento central do Branding, ou seja, dessa gestão de marca, é a intenção. Isso porque a sua essência precisa estar refletida na marca e isso deve ser feito com intenção, direcionamento.
É possível comandar, dizer e direcionar a forma como você quer ser vista. Essa é a magia do Branding, é a possibilidade de você criar uma estratégia que seja capaz de comunicar o seu melhor para o mundo. E isso precisa ser feito com coerência e valor.
Tudo isso também passa pelo autoconhecimento, e é por isso que eu digo que ele é o melhor amigo do Branding. Afinal, como colocar a sua essência no mundo sem que você mesma saiba qual ela é?
Aula Gratuita – Branding com Essência
Ter um Branding com essência e intenção faz sentido para você? Se sim, saiba que eu criei uma aula especial para você aprofundar no tema. Nela eu explico melhor esses dois conceitos e ainda proponho alguns exercícios práticos para você trabalhar o seu autoconhecimento e a sua marca.
Além de entender mais sobre o que é Branding, você também tem acesso a alguns exercícios e reflexões sobre como acessar a sua essência e colocar intenção na hora de se posicionar. Tudo foi feito com muito carinho e cuidado para que você seja capaz de fazer essa virada de chave e passar para o mundo o que você tem de melhor.
Então aproveite para assistir a aula agora mesmo e continuar essa nossa conversa!