O seu estilo é uma forma de comunicação, de transmitir uma mensagem. Que tal colocar a sua marca pessoal e sua essência nesse aspecto também?
Marca pessoal é sobre coerência na forma de se comunicar, com a sua essência, com quem você é. Ela faz com que as pessoas lembrem de você, mostra quem você é, sua forma individual de passar uma mensagem. Mas, o que o estilo tem a ver com isso? Tudo!
O seu estilo, a forma como você se veste, as suas roupas, tudo isso é uma intenção de comunicação. É mais uma forma de você colocar para o mundo, externalizar, a sua essência. E isso tem tudo a ver com marca pessoal e branding. O ápice do estilo pessoal consistente é a marca registrada.
Quer saber como usar o seu estilo a favor da marca pessoal? Então veja as minhas dicas!
1. Faça o exercício da calça jeans e camiseta branca
Um exercício muito interessante para você pensar em estilo e marca pessoal é o que chamo de “calça jeans e camiseta branca”. Para fazer, basta imaginar exatamente isso: você vestida de calça jeans e uma camiseta branca, apenas isso.
A partir dessa imagem, escolha 3 elementos que colaboram para transmitir o que você deseja. Por exemplo: salto ou tênis? bolsa ou mochila? Preencha essa “tela em branco” com acessórios que te ajudam a construir uma mensagem.
A partir disso você começa a ter mais consciência de qual é o seu estilo e como colocar isso em prática para o mundo.
2. 7 segundos é o suficiente
Quando alguém vê você, 7 segundos é tempo suficiente para que essa pessoa construa uma imagem sobre quem você é. Ou seja, em 7 segundos você já comunicou uma mensagem para a outra pessoa.
Portanto, na hora de se vestir, tenha isso em mente. Vista-se com intenção e pense em que imagem quer passar durante esse curto espaço de tempo.
3. Conte sua história através do estilo pessoal
Você possui uma história única, que é só sua. Então, por que não colocar isso na sua forma de vestir?
O seu estilo pode refletir a sua forma de viver, seus valores, por exemplo. Se você valoriza o minimalismo, o estilo precisa estar coerente com isso. Se você tem uma origem específica, como italiana, francesa ou nigeriana, que tal usar peças que representam essa origem? Tudo isso são formas de contar uma história pessoal por meio das suas roupas.
4. Use as cores ao seu favor
As cores causam um efeito nas pessoas ao redor. Portanto, você pode usar esse elemento tanto para transmitir uma mensagem quanto para gerar a sensação que você deseja em um ambiente.
Existem cores que valorizam determinados traços seus, de acordo com o seu tom de pele. Portanto, usar essas cores pode ajudar você a se sentir mais bonita, confiante, e isso será observado pelas pessoas ao redor.
Além disso, há cores que inspiram calma, como o azul, enquanto outras têm uma tendência a gerar um senso de urgência no ambiente, como o vermelho. Portanto, dependendo do dia e das suas necessidades, você pode usar isso ao seu favor e gerar um sentimento compartilhado no ambiente por meio das cores.
5. Análise a marca registrada de mulheres que te inspiram
Você conhece mulheres que sabem como passar uma mensagem por meio do estilo. Algumas, inclusive, possuem uma marca registrada, como Gisele Bündchen, que sempre mostra conexão com a natureza, ou a Camila Coutinho e o seu jeito de pintar as unhas.
Portanto, aproveite essas inspirações para entender qual a melhor forma de colocar a sua marca pessoal no seu estilo. Observe como elas usam o estilo para reforçar uma mensagem, um propósito.
Lembre-se de que a ideia não é copiar o estilo, mas entender como essas mulheres inspiradoras colocam isso em prática para que você também seja capaz de desenvolver um estilo pessoal coerente com a sua essência.
À primeira vista, pode parecer que estilo não tem muita relação com marca pessoal. Porém, quando você reflete sobre a forma como se veste, percebe que isso passa uma mensagem, é uma forma de comunicação com o mundo. Portanto, aproveite esses exercícios para começar a entender mais sobre como colocar a sua essência nas suas roupas e se vestir com intenção!
Deixe uma resposta