O que é marketing? E branding? Qual a diferença entre branding e marketing? E como se relacionam? É possível fazer um marketing com essência? Descubra as respostas para esses questionamentos!
Você já sabe um pouco sobre posicionamento de marca, branding com essência e comunicação, não é mesmo? Mas, em meio a tantos conceitos você sabe dizer com clareza a diferença entre branding e marketing?
No mundo corporativo, marketing é uma palavra recorrente. Mas, quando a gente pensa nesse conceito a partir de uma outra perspectiva, podem surgir uma série de dúvidas. Afinal, marketing e branding não são a mesma coisa, mas esses termos trabalham em conjunto. Para já dar uma pista, adianto que o branding, para mim, é a raiz, e o marketing seriam as folhas e frutos dessa árvore que é a sua marca.
Quer saber mais sobre esses dois termos e como uni-los, aplicando a potência de cada um deles no seu negócio? Então continue a leitura e descubra!
Branding
Para entender a diferença entre branding e marketing é importante, em primeiro lugar, esclarecer o que significa cada um desses termos. Afinal, o que é branding?
O branding é, basicamente, a forma como as pessoas entendem e sentem a sua marca. Ele é a sua identidade, sua essência, posicionamento, como você quer ser percebida. Costumo dizer que o branding é o que chega para as pessoas ao seu redor antes mesmo de você dizer qualquer coisa, o que te representa visualmente.
É por isso que, para mim, o branding é a sua raiz. Ele é o que sustenta toda a sua marca e todas as estratégias que serão criadas a partir dela.
Marketing
O marketing é um outro conceito que tem diversas definições. No seu modelo tradicional, quando perguntamos para a maioria das pessoas sobre o que é marketing, a ideia que vem à mente é de venda, agressividade, busca por leads e clientes.
Mas eu quero mudar um pouco a sua visão sobre essa área. Marketing pode sim representar essa agressividade, mas também é possível entendê-lo como uma estratégia que leva carinho e essência na sua composição.
O marketing pode ser visto como o seu planejamento, sua estratégia de posicionamento, sua estratégia de vendas. Ele pode ser uma forma de externalizar a sua essência, de colocar isso no mundo, de colocar para fora.
As diferenças entre branding e marketing
Com essas definições você já consegue perceber quais são as diferenças entre branding e marketing. Afinal, o branding é um movimento mais interno, visceral, para dentro. Ele é a sua essência, o seu propósito, o que você tem de mais particular e único, o que você não abre mão.
Já o marketing é um processo mais estratégico e voltado para fora. Ele está mais relacionado com a forma como você se comunica, como você interage, como apresenta o seu produto e serviço para o público.
Trabalhando branding e marketing com essência
Apesar das diferenças, esses conceitos podem ser vistos como complementares. É possível criar uma estratégia de marketing sem branding, e é possível fazer o branding sem pensar em uma estratégia de marketing, mas e se a gente juntar os dois?
O branding, como eu já disse, é a raiz da sua marca, ele é o que você é, é um movimento de olhar para dentro. Mas como colocar isso para fora? É aí que entra o marketing como um grande aliado!
Quando você junta esses dois conceitos, é capaz de trazer o que há de melhor em ambos. O branding traz o desejo, o que é único, e o marketing organiza isso e coloca para o mundo. O branding traz a essência, o marketing transforma ela em conteúdo de qualidade, em relação verdadeira com os seus clientes.
Algumas das respostas para o marketing vem do branding. Portanto, ter um branding bem feito pode ajudar — e muito — na hora de criar a sua estratégia de marketing.
Ver o marketing e branding como dois conceitos integrados pode ser a mudança que você precisava para trazer a sua essência para a sua marca e suas estratégias de comunicação.
Tente pensar a partir dessa perspectiva, colocando o branding como a raiz da sua marca e desenvolvendo essa essência por meio do marketing, as flores e frutos visíveis de quem você é!
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