Branding não é Identidade Visual, mas eles se complementam feito queijo com goiabada!
Branding e identidade visual são a mesma coisa? Se você tem essa dúvida, saiba que ela é comum e já respondo: não, esses dois conceitos não são sinônimos, mas estão intimamente relacionados.
A identidade visual é, na verdade, uma das vias do Branding, um dos seus caminhos. É por isso que eles se completam, um só faz sentido quando alinhado ao outro. Afinal, a identidade visual da marca é bem sucedida quando está alinhada ao branding do negócio.
Mas calma, vou explicar tudo sobre isso agora mesmo!
O que é Branding?
Branding é um conjunto de significados que são passados para o público. Ele é a forma como as pessoas enxergam a marca e, inclusive, a sentem.
O Branding tem, portanto, um duplo papel: o direcionador e o conceitual. É a gestão consciente de posicionamento que ajuda externalizar os signos que deseja transmitir através do seu trabalho.
E identidade visual, o que é?
A identidade visual é uma forma de ver o seu estilo e comunicação. Ela é que norteia toda a construção de um conjunto de elementos gráficos que refletem o conceito da sua marca.
Ela traduz, visualmente, o que você quer transmitir, o seu propósito, os sentimentos que quer despertar. Aí você já tem uma dica de como esses dois elementos se relacionam, não é mesmo?
Branding e identidade visual: queijo e goiabada?
Se o Branding é um conjunto de significados e a identidade visual é uma tradução de significados, fica claro que eles se completam igual queijo e goiabada, certo? Mas vamos conversar um pouco mais a respeito desses conceitos complementares…
A identidade visual é, na verdade, uma das vias de construção de significados. O Branding direciona, é o que permite que você transmita os significados de forma clara e coerente com a essência do negócio. A identidade visual vem traduzir isso. As cores e formas serão recursos para transmitir o seu propósito com intenção.
Além da identidade visual, como colocar o Branding em prática?
A identidade visual é uma das vias de significado para o Branding, mas não a única. Além dela, ainda existem outras duas principais:
Estilo Pessoal
Através da gestão de sua marca você conseguirá identificar como conectar sua imagem ao propósito do seu trabalho. Se apropriando assim de um código de vestimenta profissional próprio e autêntico que esteja alinhado ao seu branding. Pense em uma roupa que você iria apresentar seu trabalho para uma cliente. Esse look está de acordo com a mensagem que sua marca deseja transmitir?
Comunicação Verbal
Durante o processo de estruturação do branding você terá a oportunidade de identificar a voz e o tom que vão dar vida ao seu posicionamento. Como você irá se comunicar? Seu posicionamento será mais sério? Com pitadas de humor? Sua fala transmitirá vulnerabilidade para criar aproximação? Ou a conversa será mais distanciada?
Viu só como o Branding te ajuda a criar uma unidade visual e de comunicação para o seu trabalho?
Mas também dá para perceber que o primeiro passo para começar a ver o seu trabalho com propósito, atenção e intenção é olhando para dentro.
Então, seguimos juntas nesse movimento de olhar para dentro e transformar aqui fora!
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Jane diz
Nooossa maravilhada com a definição de branding. Muito mais abrangente que eu tinha noção . Obrigada 🙂 sucesso sempre.