Quer criar uma estratégia de marca consistente mas ainda não consegue estruturar a sua identidade visual? Veja como fazer!
Já falei por aqui sobre a importância da identidade visual para o fortalecimento do seu branding e, consequentemente, da sua marca. Afinal, ela traz um conjunto de elementos visuais que ajudam você a se comunicar com o seu público, indo além da comunicação verbal.
Mas, quem está começando agora pode não ter dinheiro para investir em um projeto de identidade visual completo, não é mesmo? E sem conhecimentos de design, fica ainda mais difícil criar uma identidade visual sozinha.
Se essa é a sua situação, te trouxe alguns dicas para começar. Vou ajudar você a começar a sua marca mesmo sem uma identidade visual bem estruturada. Confira as minhas dicas aqui!
Aprenda o básico de design
A internet está cheia de conteúdos que ensinam a gente a fazer tudo — desde furar uma parede até construir um drone em casa. Garimpando bem, você consegue encontrar uma série de cursos e vídeos gratuitos que podem te ensinar os principais conceitos de design e como mexer nas ferramentas.
Essa é uma ótima oportunidade para começar! Aproveite esse conhecimento disponível e aprenda o básico para se orientar nesse começo.
Use combinações de fontes e cartelas de cores prontas
Sem formação na área, também pode ser difícil criar peças gráficas para começar a sua comunicação online. Afinal, quais fontes são atrativas? Que cores usar? Como criar uma peça bonita e que reflita a mensagem que você deseja passar?
Calma, para isso também tem solução! Na internet você pode encontrar cartelas de cores prontas, com combinações possíveis e agradáveis aos olhos de quem vê. Aproveite para consultá-las e escolher uma combinação que faça sentido para a sua marca.
Também é possível descobrir combinações de fontes para os textos deste material. Com isso, você é capaz de começar a produzir o material gráfico da sua marca com mais tranquilidade!
Selecione 3 templates prontos para começar
O branding está muito relacionado à coerência e identificação. É preciso contar com uma coerência interna de forma que as pessoas vejam a sua marca e logo já identifiquem quem está falando.
Então a dica aqui é não mudar o tempo todo. Por mais templates que estejam disponíveis, mantenha o foco e escolha 3 para começar. Mantenha-os por um tempo e aproveite para criar uma linguagem gráfica única e coerente.
Não ter dinheiro para contratar um designer e criar a sua identidade visual não é um impedimento para que você comece a trabalhar o seu posicionamento de marca. Nesse momento, ter clareza e respeito pelo seu posicionamento é o mais importante para construir essa base. E os elementos do branding são indispensáveis nesse processo.
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