Uma imagem vale mais que mil palavras? Veja porque isso é verdade!
Não é só com palavras que as histórias são contadas. Contamos com gestos, ações e, inclusive, com imagens. Isso porque nos comunicamos de diversas formas, e o visual é uma delas.
Essa consciência sobre a comunicação visual ajuda a fortalecer a marca e produzir um posicionamento que se conecta com a audiência. Com isso, você é capaz de contar histórias através das imagens — Visual Storytelling —, inovando na forma como você se comunica e se aproxima do seu público.
Quer saber mais sobre como fortalecer o seu posicionamento através de fotos com o Visual Storytelling? Então continue comigo!
O que é Visual Storytelling
“Uma imagem vale mais que mil palavras”: esse clichê é a essência do Visual Storytelling, conceito que se refere à atitude de contar uma história por meio de imagens. Mas, será que é simples assim?
Para entender o Visual Storytelling pense em como uma imagem pode mexer com você. Ela mobiliza sentimentos e emoções de forma que, muitas vezes, as palavras não permitem. As imagens podem mobilizar o que há de mais íntimo de uma pessoa, tocá-la e gerar identificação.
É por isso que as imagens são tão importantes na hora de contar uma história. Elas chamam a atenção e envolvem o público, prendendo-o ao que está sendo narrado.
Apartamento 203 – um case de marca
O Apartamento 203 é a marca de arquitetura da Nathalia Candelária. Mas a construção da marca da Naty vai muito além de um escritório de arquitetura tradicional. Ela juntou arquitetura e lifestyle para contar a própria história e da marca no Instagram.
Basta rolar um pouquinho o feed para perceber o quanto as imagens valem no Insta da Naty. Elas são bem construídas, cada detalhe é planejado e as fotos mostram um pouquinho dos conceitos de arquitetura que ela usa e dos valores da marca que ela criou.
Cidinha – um case de marca pessoal
A Cidinha é uma médica ginecologista que usa o Instagram para quebrar alguns tabus, propagar informações e compartilhar um pouco da própria história. Em meio à fotos e conteúdos visuais, é possível conhecer o que move a Cidinha e a motiva para viver o seu propósito.
Ao rolar o feed, você percebe que a marca pessoal da Cidinha está presente em cada uma das imagens, por mais variadas que elas sejam. Elas valorizam a história e a superação dela, orientando outras mulheres a também viverem uma vida com mais coragem e autenticidade.
Como desenvolver o visual storytelling da minha marca?
Agora é hora de entender como fazer o mesmo pela sua marca. Confira algumas dicas para começar a colocar o Visual Storytelling em prática!
Comece com o simples
Para começar, é importante entender qual a essência das suas imagens, qual a atmosfera na qual você vai estruturar a sua narrativa visual. Como tantos outros elementos do branding, isso precisa vir de dentro e ser coerente com seus valores e o que você quer mostrar com a sua marca.
Primeiro escreva, depois produza
Antes de produzir a sua primeira imagem, também é importante ter clareza sobre os seus critérios. Ou seja, é necessário entender o que você deseja para as suas fotos, o que pode e o que não pode.
Para isso, coloque tudo no papel! Descreva os critérios da forma como preferir. Aproveite para escrever também as emoções que deseja transmitir na sua comunicação visual.
Defina seus elementos visual
Que tal criar um quadro com elementos que representam tudo que você descreveu até agora?
Defina as cores, texturas e paisagem que representam as emoções que você quer passar e se conectam com a sua marca.
Está tudo no papel? Então é hora de partir para as fotos!
Faça uma lista de 12 poses ou cliques que materializam tudo que você definiu anteriormente. Você pode selecionar lugares nos quais as fotos devem acontecer, descrever os elementos que precisam compor a imagem e, caso deseje aparecer nas fotos, as poses que fazem sentido. Com isso, é só agendar a sessão de fotos e colocar o seu Visual Storytelling em prática!
Seguindo esse passo a passo e com as fotos em mãos, já dá para começar a construir a narrativa visual da sua marca. Ela vai ajudar você a se conectar ainda mais com o seu público, mostrando, visualmente, quem você é e o que a sua marca representa.
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