O branding envolve tudo que diz respeito à sua marca — inclusive o relacionamento com o cliente. Veja dicas para melhorar!
Quando falamos em branding, falamos apenas de marca e imagem. Nesse guarda-chuva do branding também contém a forma como você se relaciona com as pessoas que se conectam com o seu trabalho. Afinal, é a partir dessa conexão que conseguimos evoluir enquanto marca.
Em uma das minhas leituras recentes — o livro “O melhor sobre clientes” do Sérgio Almeida — consegui acessar alguns insights sobre as 10 atitudes de relacionamento com o cliente pela General Motors. Pensando sobre elas, percebi que são atitudes valiosas, seja para uma grande marca ou marcas de proporções menores.
Elas podem fazer sentido também para você! Conheça as atitudes que selecionei e me diga o que achou.
1. Não faça aos outros o que você não gostaria que fizesse com você
Quantas vezes você já escutou essa frase dos seus familiares e amigos?
Apesar de ser um clichê, ela não deixa de ser verdadeira. Afinal, se colocar no lugar do outro e ter a consciência de que você não deve fazer com o cliente o que não gostaria que fizessem com você é essencial. Isso permite uma relação de troca e cuidado entre você e as pessoas que estão do outro lado.
2. Seja generosa
Quando você é generoso, as pessoas percebem essa atitude e respondem de maneira positiva. Então minha dica é: não viva na escassez e seja generoso com quem está interagindo com você!
3. Seja sincera
A sinceridade é a base de qualquer relação verdadeira e genuína. É impossível criar laços quando não se é sincero, seja com você mesmo ou com os outros.
Então, nem pense em mentir ou tentar passar uma imagem que não reflete o que você realmente acredita. Seja sincero e você vai perceber como as suas relações com os clientes podem fluir muito melhor!
4. Chame pelo nome
Conheça os seus clientes e saiba o nome deles. Faça questão de chamá-los pelo nome sempre que conversar com cada um. Afinal, todos gostam de ser reconhecidos, não é mesmo?
5. Crie amizade
Eu falo sobre a importância de conhecer os clientes, mas você já parou para pensar na importância de se deixar ser conhecida também? Então dê um passo a mais na sua relação com os consumidores, se mostre e crie vínculos de amizade com eles. Isso gera conhecimento mútuo!
6. Sorria!
Sorrir é a melhor forma de compreender o que o cliente está dizendo. Afinal, quando você sorri, ele se sente acolhido e, com isso, pode falar mais coisas e se permitir conhecer melhor. Então não se esqueça disso!
7. Escute
Por falar em comunicação, quero lembrar que escutar é a melhor forma de encurtar distâncias. Então, escute genuinamente, de forma ativa, tentando realmente entender o que o cliente quer dizer para você.
8. Dê!
Todo mundo tem algo para oferecer e você e a sua marca também. Então ofereça valor real para o cliente. O cliente reconhecerá o valor recebido.
9. Pense VOCÊ ao invés de pensar EU
Nós temos a tendência de pensar muito no que EU preciso, EU desejo, EU quero colocar no mundo. Mas, e se a gente trocar esse “eu”, tão autocentrado, por “você”?
Isso muda o foco da marca e do seu posicionamento. Ao invés de ficar apenas no que você quer, o seu cliente entra no centro da relação. Pense no que ele precisa e deseja e, a partir disso, coloque a sua solução no mundo.
10. Cuide do cliente
Ao invés de focar apenas no que você fala, que tal direcionar a sua atenção também para as suas atitudes com o cliente? Vá além de troca de mensagens e se preocupe genuinamente com o outro.
Afinal, o cliente não é apenas um número — ou, pelo menos, não deveria ser —, mas uma pessoa que está ali do outro lado. E lembre-se: as ações valem mais que as palavras
Na minha leitura, encontrei essas “regras” que acho que faz mais sentido substituir por “atitudes”. Por aqui, nada de fórmulas ou regras fechadas. Por isso, fiz esse pequeno ajuste para apresentar essas dicas. Repense suas atitudes a partir de cada uma delas e tente enxergar quais dessas ações fazem sentido para serem implementadas no seu negócio.
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