O branding verbal está ligado à forma como você fala e escreve. Mas, como ele funciona na prática? Entenda um pouco mais sobre esse conceito
A gente já conversou um pouco sobre branding por aqui e você deve ter percebido que ele é um conceito abrangente. Afinal, branding é sobre a forma como as pessoas enxergam sua marca e isso tem a ver com o que você mostra, fala, escreve e a forma como você se posiciona.
Quando pensamos em branding, principalmente nas redes sociais, acabamos focando muito no visual, nas cores e imagens. Mas, e o texto, a comunicação verbal, onde fica em meio a tudo isso?
É por isso que eu quero conversar hoje sobre branding verbal, que é essa parte fundamental de todo posicionamento e operação de uma marca. Continua comigo que vou te explicar mais sobre isso!
O que é branding verbal?
O branding verbal é parte do conceito de branding como um todo. Ele é a identidade verbal de uma marca, a sua voz única.
Ele está ligado então a tudo que você diz e escreve. Isso engloba os assuntos que interessam a você, mas também a sua voz, o tom que você usa para falar sobre isso.
3 elementos principais do branding verbal
Para construir um branding com essência é essencial que a parte verbal tenha unidade e coerência. Na minha visão, existem três elementos centrais para que isso aconteça: mensagem, tom de voz e estilo de texto. Entenda um pouco mais sobre eles:
Mensagem
A mensagem é o conteúdo do seu texto ou fala. Ou seja, é o assunto sobre o qual você está tratando na hora de se comunicar.
É importante pensar em qual a mensagem que você quer passar quando se comunica, qual a essência daquela fala. Antes de mais nada é importante voltar-se pra dentro e tentar entender o que faz sentido para você, qual a mensagem que você quer deixar para o mundo, quais são os assuntos relevantes para você e o porquê.
Tom de voz
O tom de voz não é só o tom que você usa para se comunicar quando fala. Ele é também o tom dos seus textos, o seu tom de voz único que você é capaz de passar para o mundo inclusive quando escreve.
Estilo de texto
Cada uma de nós tem um estilo que é único. É possível expressá-lo de forma visual, mas também em forma de texto, no seu estilo próprio de escrever e falar.
Eu, por exemplo, tenho um estilo muito pessoal tanto na fala quanto na escrita. É só acompanhar meu blog e minhas redes que você vai perceber a coerência na minha forma de expor as ideias. E você também tem um! Então faça uma viagem para dentro e tente entender qual o seu estilo e como colocá-lo para fora no seu branding verbal.
Como o branding verbal fortalece meu posicionamento?
Agora que você já entende o que é o branding verbal e quais são os elementos que o compõem, é preciso entender como ele é capaz de fortalecer o posicionamento da sua marca.
O branding verbal é central para o posicionamento. É por meio dele que você mostra o seu discurso pessoal, o que é único e, inclusive, relevante para você. É a partir dele que você abre um canal de diálogo com as outras pessoas, se conectando de forma autêntica e pessoal.
E vale lembrar que o branding verbal faz parte do seu posicionamento como um todo. Portanto, tenha um arco narrativo coerente, não apenas verbalmente, mas que seja coerente também com o seu branding visual e tudo que está por trás disso.