Hoje eu quero conversar com você sobre vendas. Não é um artigo sobre técnicas de vendas, mas sim sobre práticas de posicionamento. Afinal, eu falo muito sobre Branding e a importância de construir uma estratégia nesse aspecto, mas você sabe como ele te ajuda a vender com significado?
O Branding é uma forma de mostrar para o mundo o que você tem de melhor, se posicionar com coerência e colocar a sua essência no produto ou serviço que você oferece. A venda pode ser uma consequência disso, ou seja, quando você trabalha um Branding com essência é possível aumentar as suas vendas de forma significativa e com propósito.
Você sai daquela lógica na qual os clientes são vistos apenas como números, meios, e pode traçar uma rota voltada para o valor real que você gera para as pessoas e o mundo.
Quer ver como isso funciona? Então continue comigo!
Dá para vender sendo quem eu sou?
A primeira coisa que eu queria contar para você é que sim, é possível vender sendo exatamente quem você é, sem precisar de máscaras ou técnicas que não são coerentes com a sua essência.
Isso vem através do Branding. Quando estudamos esse conceito e começamos a colocá-lo em prática, a gente abre caminhos de comunicação, nos expressamos melhor e, consequentemente, vendemos melhor.
A venda com significado acontece exatamente na conexão entre quem você é, o que você pode oferecer para as pessoas e o que elas precisam. E para isso não é preciso fingir ser outra pessoa, pelo contrário! A sua melhor parte está na autenticidade, no que você tem de único.
Então, se você quer vender dessa forma, a dica que eu tenho é: comece de dentro! Entenda quem você é, quais são as suas forças e o que você é capaz de agregar para as pessoas ao seu redor. A partir disso você vai saber como vender com propósito, de forma que as pessoas realmente se beneficiem do que você tem para oferecer.
Driblando o medo e vergonha de se vender
Outra coisa que eu já percebi a partir da minha experiência é que existem pessoas que têm muito medo e vergonha de se vender, ou seja, de falar sobre as suas potencialidades e seus produtos ou serviços com as outras pessoas. Para elas — e para todas as outras — eu digo que:
É menos sobre ser visto e mais sobre servir
Essa frase é uma forma de ajudar você a perder esse medo. Afinal, quando você fala sobre seus produtos ou serviços, quando você mostra o que vende e como isso está alinhado ao que você é, é mais sobre servir, solucionar problemas das pessoas ao redor, auxiliar elas com as suas próprias necessidades.
Só assim é possível criar um espaço de troca genuína na venda. Quando você muda a sua percepção sobre venda, fica muito mais fácil se vender, se apresentar e se colocar no mundo. Afinal, você está colocando a sua essência ali.
Aula Gratuita para aprofundar no tema
Pensando nessas relações entre Branding e vendas e nessa mudança, essa virada de chave sobre o posicionamento, preparei uma aula especial.
Nela eu explico mais sobre o conceito de Branding e sobre como eu enxergo essa venda com essência, com significado. Eu também explico alguns elementos práticos que você precisa levar em consideração na hora de se posicionar dessa forma.