Quando você vai se apresentar para alguém, qual a primeira coisa que você diz? Provavelmente é o seu nome, não é mesmo? Isso também acontece com a sua marca e é por isso que eu quero conversar com você sobre Naming.
Escolher um nome para a marca é mais difícil do que parece e quem já passou por isso sabe do que eu estou falando. Você pode ficar confusa diante de várias opções e ideias, sem saber o que priorizar e, até mesmo, por onde começar.Passar por esse processo com calma e consciência é essencial.
Então continue comigo e descubra algumas dicas para escolher o nome da sua marca com intenção.
O que é Naming?
Naming é o processo de dar nome para uma marca, uma empresa. Ele é, basicamente, este momento de escolha do nome. Mas eu quero ir além e pensar nesse processo com intenção, de forma a colocar o que você é não apenas nos produtos e serviços que oferece, mas também no nome da sua marca.
Afinal, eu sempre digo que todo o processo de posicionamento e venda deve começar por dentro, de forma a colocar o que você tem de melhor à disposição das outras pessoas.
Com o nome deve acontecer a mesma coisa, ele precisa refletir seus valores, ele deve contar uma história.
Briefing de Naming
O primeiro passo para o Naming com intenção é realizar o que chamamos de briefing. Ou seja, é preciso começar a mapear tudo que faz parte da sua marca, suas principais características, de forma a nortear o processo de criação do nome.
Para isso, separei algumas perguntas que você pode fazer para reunir esses elementos:
- Com quem quero me comunicar?
- Como quero que a marca seja vista?
- O que torna a minha marca única?
- Quais são os valores da marca?
- Que emoções quero transmitir?
- Como projeto a evolução da marca?
Responda a todas elas sempre pensando em você, nos seus valores e no seu processo. Anote tudo em um papel para consultar sempre que precisar.
Moodboard da marca
Outra estratégia interessante para criar um nome com intenção é fazer um moodboard da marca.
O moodboard é aquele quadro muito utilizado por designers, por exemplo, para reunir todos os elementos visuais de um projeto. Você pode fazer o mesmo com a sua marca, criando um quadro no qual você reúne todas as referências visuais que transmitem os valores da sua marca. Colocar isso de forma visual ajuda a traduzir tudo isso que está aí dentro em palavras e imagens, o que pode dar um direcionamento para a hora de criar o Naming e, inclusive, para o Branding da sua marca.
Como naming e branding se comunicam?
Branding é todo o processo de gestão da sua marca, do seu posicionamento. Mas, o que isso tem a ver com o nome?
Tudo! Branding e Naming são dois processos que estão muito relacionados. Afinal, todo o posicionamento vai girar em torno do nome que você escolheu. Está percebendo a importância desse processo?
É por isso que é tão importante escolher um nome com intenção, que reflita a sua essência, seus valores, o que você tem de melhor. Ele é o primeiro elemento de contato das pessoas com a sua marca e, logo de cara, é importante que elas já comecem a perceber sinais do que você quer colocar para o mundo.
Portanto, tanto o Branding quanto o Naming precisam começar por dentro. Fazer uma viagem por aí, em direção ao autoconhecimento, é um passo essencial para criar um nome com propósito e direcionar todo o seu posicionamento de acordo com o que você é. Realize todo o processo com isso em mente, tendo você como sua principal referência!
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