Quer transmitir quem você é através da sua comunicação visual? Descubra como colocar o seu visual branding em prática no Instagram!
Visual branding é um conjunto de elementos que ajudam você a construir a mensagem da sua marca e passá-la para o seu público. Ele inclui a sua identidade visual, tipografia, cores e uma série de outros elementos que mostram, por meio de imagens, qual a sua essência.
Mas, na hora de colocar isso em prática, tudo pode ficar um pouco mais complicado. Afinal, em uma rede social como o Instagram, na qual as imagens precisam falar tudo, como colocar o seu visual branding em prática?
É exatamente sobre isso que eu quero conversar com você hoje!
Confira as minhas 4 dicas para fazer o seu visual branding no Instagram com essência.
Dica 1: Simplifique e comece
Dar o primeiro passo pode ser o mais difícil. Afinal, temos uma tendência de planejar muito querer ver tudo perfeito antes de divulgar isso para o mundo.
Pois aqui o ideal é começar, mesmo que ainda não esteja perfeito, e testar várias formas de colocar o seu visual branding em prática. Você não precisa ter uma identidade visual totalmente pronta ou imagens perfeitas. Simplifique e comece, teste coisas diferentes e vá descobrindo, ao longo do processo, o que funciona para você.
Dica 2: Traduza seus valores em imagens
Um exercício que pode ajudar você na hora de fazer seu visual branding no Instagram é entender bem os seus valores. Escolha 10 palavras-chave que traduzem a essência da sua marca e faça uma lista. A partir delas, busque imagens e fotos que sejam capazes de transmitir esses valores.
Na Essência -conheça nossa história– uma das palavras-chave é “lifestyle”. Tentamos traduzir isso com as fotos dos momentos de café ou com o Bentinho. Tente fazer algo semelhante com as suas imagens. Espia nosso Instagram pra ver só!
Dica 3: Traga elementos que significam
As imagens estão cheias de significados. Um café não é só um café, podendo passar uma sensação de conforto, dia a dia, rotina ou outras. O mesmo acontece com uma foto de uma flor ou qualquer outro elemento que possua um significado por trás.
É por isso que, na hora de fazer o seu visual branding, pense nos elementos que compõem as suas imagens e fotos e seus significados além do literal. Pense nas sensações que esses elementos podem gerar em quem vê o seu Instagram, no significado metafórico por trás das imagens.
Dica 4: Pense nas diretrizes de branding visual
Também é importante ter diretrizes coerentes com a sua essência. Por isso, é essencial entender o que você quer e manter essa coerência com todas as imagens que você divulga.
Para isso, crie um pequeno documento explicativo sobre seu Branding Visual. Responda perguntas como:
- O que desejo transmitir com o visual da minha marca?
- O que não desejo transmitir?
- Quais referências são minhas branding visual?
- Quais são minhas anti-referências de branding visual?
Use esse documento como um norteador de todo o seu processo. Sempre que tiver dúvidas ou revisitar o seu planejamento, consulte o documento e lembre-se das diretrizes do seu branding visual.
As imagens são centrais na hora de passar uma mensagem para o seu público, de se comunicar. Em uma rede social cujo foco é o visual, como é o caso do Instagram, as imagens precisam falar mais do que palavras e, por isso, todo o conteúdo precisa ser bem planejado.
Com essas dicas, você está pronta para dar os primeiros passos na hora de fazer o seu visual branding no Instagram. E se quiser uma ajuda para criar essas fotos com essência, entenda mais sobre o Branding Photo Session CLICANDO AQUI e descubra como eu e Giuliano podemos te ajudar a criar sua narrativa visual.
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