O que você diz deixa uma marca. Então que tal aprender como trazer mais da sua personalidade na comunicação e no tom da sua marca e desenvolver seu Branding Verbal com essência?
A nossa forma de vestir, nossos gestos e nossas ações passam uma mensagem para o mundo. Mas, o que você diz também deixa uma marca, não é mesmo?
Às vezes a gente fica tão preocupado com o visual, com a estética, que esquece de trabalhar também a comunicação verbal e a escrita. Isso pode fazer com que você perca a oportunidade de comunicar para o mundo o que tem de melhor. A comunicação verbal também faz parte de você, da sua verdade, do seu posicionamento.
É por isso que eu quero conversar sobre comunicação com essência. Para ajudar a deixar a sua comunicação afinada, preparei 4 dicas para exercitar uma escrita mais conectada com seu propósito com intuito de trabalhar com assertividade o seu branding verbal. Continue a leitura e descubra quais são eles!
Faça uma análise do que você sente, vê e ouve
A comunicação verbal é uma forma de usar a sua voz para deixar a sua marca e isso envolve mostrar para o mundo o que você vê e sente. É daí que você pode usar a sua voz para contribuir com o coletivo, unindo empatia e autoconhecimento.
Portanto, pare um pouco para refletir sobre o que você sente, vê e escuta no dia a dia. Tente entender qual a sua percepção sobre o outro e busque transmitir sua mensagem com sensibilidade e afeto.
Fale sobre seus serviços de maneiras menos óbvias
Falar sobre o seu trabalho é difícil para você? Mas, se não for você, quem vai trazer isso à tona?
Você não precisa perder a sua essência e personalidade para “se vender”. Repense a maneira como você se comunica para sair do “lugar comum” e trazer o que você tem de melhor, a sua individualidade para esse processo. O que torna única sua forma de fazer o que você faz?
Lembre-se de que a comunicação é uma interação, uma relação, e deve ser feita de forma cooperativa. Mostre de forma clara como as suas competências ajudam a solucionar um problema, como pode ajudar sua audiência a se transformar e se movimentar do ponto A para o B.
Exercite-se contando sobre processos, bastidores, sua história para que o conteúdo ganhe a sua cara e saia do óbvio “compre, compre, compre”. .
Construa relacionamento através do seu branding verbal
Quando você escreve está dando voz ao que você é, ao que você sente, à sua essência.
A escrita é uma forma de se comunicar, mas também de criar relações verdadeiras, de estabelecer uma troca com quem lê e escuta.
É por isso que, na hora de produzir conteúdos, é importante pensar na mensagem mas também contribuir para que as pessoas fiquem inspiradas, estimuladas a tomar uma ação.
Entenda quem é o outro e descubra como trazê-lo para essa relação. Crie e mantenha conversas com consistência. Mas não se esqueça, para conhecer quem está do outro lado, abra o canal para a escuta ativa.
Fale sobre sua história com sutileza
Para criar uma comunicação com essência também é importante trazer a sua história à tona. Mas isso deve ser feito com carinho, cuidado, sutileza, tanto com você quanto com quem escuta o que você tem a dizer.
Afinal, contar a sua história é uma forma de mostrar o seu trabalho, deixar sua marca, emprestar o seu olhar para o outro. É também uma forma de posicionar o seu branding pessoal. Portanto isso deve ser trabalhado da melhor maneira possível para que a mensagem que chega ao outro seja aquela que você quer enviar.
A comunicação não-verbal é importante, mas as aparências não bastam. Para se comunicar com essência é preciso pensar também no que você fala e escreve.
Com essas dicas você está pronta para dar mais um passo nessa jornada e aprender a transmitir uma mensagem com personalidade e deixar a sua marca. Ah, e não se esqueça: escrever é dar voz a quem somos e isso é lindo!
Que tal colocar esse checklist em prática e também se tornar protagonista da sua história?
Conheça minha lista com sugestão de 7 leituras para você se tornar protagonista da sua história. CLIQUE AQUI e faça download gratuito.
Deixe uma resposta