Quem são as pessoas que realmente se conectam com a sua marca? Você já parou para pensar no seu nicho?
Quando você se posiciona é natural que não atinja todo mundo, mas também se posicionar te permite se aproximar dos seus pares com mais assertividade. Dá para pensar nicho de mercado com essência e quero te mostrar como!
Você sabe quem realmente se conecta com a sua marca? Já parou para pensar se a sua comunicação e linguagem refletem as necessidades dessas pessoas?
Saiba que nichar é uma forma de aumentar essa conexão e trazer relações verdadeiras com pessoas que realmente se identificam e precisam da solução que você está criando. Só assim você é capaz de levar a sua mensagem mais longe, fazer ela reverberar e ecoar. Então continue a leitura para entender um pouco mais sobre esse assunto!
Nichar: o que é isso?
O nicho é, segundo a definição tradicional, um recorte do mercado, uma parte da área de atuação de um negócio. Para entender melhor, imagine uma empresa que vende sapatos. Sapatos são o mercado, uma área de atuação. Mas ela vende qualquer sapato?
Não! Ela vende sapatos femininos, confortáveis, que são bonitos e elegantes para serem usados no trabalho ou em uma reunião importante. Ela não se conecta com todo mundo, ela se conecta, principalmente, com mulheres empreendedoras, líderes, que estão sempre em movimento e buscam um calçado que as deixem confortáveis no dia a dia.
Se essa empresa tentar se conectar com todo mundo é provável que a estratégia não seja de sucesso. Afinal, a essência dela não conversa com homens ou outro segmento, mas sim com esse público específico. Ela está criando uma solução para esse grupo de mulheres que possui essa necessidade e é aí que vão se sentir acolhidas.
O nicho da Essência
Para explicar melhor como isso funciona, vou compartilhar um pouco da minha história e da criação da Essência.
Eu estava em um processo de busca pelo meu lugar no mercado, de entender o meu diferencial e colocar isso em prática. Para isso, investia em soluções como cursos, livros e outros. Mas apesar de ser atendida em algum sentido, ainda faltava alguma coisa, não tinha a sensação de que estava tudo organizado.
Foi aí que percebi que a solução que eu buscava ainda não existia. Também percebi que a minha dor, essa lacuna, também era sentida por outras mulheres. Então pensei: por que não criar essa solução?
Foi daí que nasceu a Essência e desde o início eu deixei claro que o meu propósito é atender apenas mulheres.
Esse é o meu nicho porque eu me conecto com as mulheres, estou disposta a atender uma dor específica desse grupo e é para elas que eu crio conteúdos e soluções. A missão da minha marca é sempre aprender mais para compartilhar.
🌷 Posicionamento consolidado
Para se conectar com o seu público é importante que você seja lembrada pelo que faz. A sua marca precisa trazer essa lembrança e representar a sua solução, fazer com que as pessoas se recordem mesmo quando você não está por perto.
Portanto, é importante consolidar o seu posicionamento. Isso significa que você precisa entender muito bem qual o seu diferencial e deixar isso muito claro na hora de fazer o branding.
🌷Trazer sua imagem com mais verdade
Para mim a verdade é o que há de mais bonito na vida e a marca precisa refletir isso. O caminho é de dentro para fora, descobrindo uma comunicação que mostre a sua essência.
Quando você faz isso, ou seja, traz a sua imagem com mais verdade, consegue nichar de forma a se conectar com quem se parece com você, com pessoas que compartilham valores e propósito. Só assim você é capaz de trabalhar a imagem de especialista no assunto.
🌷Sabendo com quem você quer se comunicar, você se comunica melhor
Quando você entende quem você é, qual a sua verdade e seu posicionamento, passa a entender também quem são as pessoas que se comunicam com você. Entende melhor a realidade desse nicho, as necessidades e desejos desse grupo.
Sabe qual a consequência disso? Se comunicar melhor! Afinal, você precisa entender a linguagem do seu nicho para se comunicar com ele. É a partir desse entendimento, que tudo se desdobra em estratégia de comunicação e você consegue a percepção do mundo sobre seu valor.
🌷 Nichar para conectar
O que eu queria trazer com esse conteúdo é a ideia de que nichar é, sim, muito importante. Não é sobre reduzir o seu universo, mas ampliar, colocar qualidade na comunicação e enriquecer os laços que você é capaz de criar com o mundo ao seu redor.
Depois dessa reflexão, ficou claro como o protagonismo é fundamental durante todo o processo, não é mesmo? Aproveite para fazer download gratuito do nosso Booklist com 7 dicas de livros para você se tornar protagonista da sua história.
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