2020 foi um ano de muita adaptação e transformação, mas ele está chegando ao fim. No que diz respeito ao branding, o que esperar para o novo ciclo?
Ninguém pode negar que o ano de 2020 foi atípico. Afinal, diante de tantas surpresas, ele deu um sacode na gente e toda previsão feita no início precisou ser repensada. Tivemos que recalcular a rota no meio do caminho, com o carro acelerado, numa estrada sem acostamento.
O que isso significa para o ano que está por vir? Quais são as expectativas para o início desse novo ciclo? Será o momento de abandonar qualquer previsão? Acredito que para 2021 podemos sonhar, mesmo que devagarinho, vislumbrando possibilidades. E no branding também temos licença para isso, concorda? Então que tal parar um pouco para pensar no que esperar e começar a planejar, nem que seja de uma forma flexível, o próximo ano?
🌷 Branding com mais essência
Para o ano de 2021 acredito que o processo de gestão de marca vai fazer — cada vez mais — o movimento de dentro para fora. É por isso que a minha previsão é de que será um ano que exige mais essência.
Essência e verdade já são a base de diferenciação da marca. Então, para o próximo ano, acredito que donas (e donos) negócios e projetos vão fazer o movimento para compreender que esse trabalho do branding com alma é muito mais valioso do que seguir fórmulas ou métodos prontos, que não fazem sentido para você, suas vivências e sua realidade.
🌷 Menos pressa
Se 2020 foi o ano de lidar com o imprevisto e recalcular rotas, o próximo ano será de validação ou revalidação de processos e posicionamento. Mas tudo isso no seu ritmo, sem pressa.
Isso quer dizer que 2021 será um momento de olhar atentamente para o que a marca fez até então e o que deseja fazer nos próximos anos. Essa análise calma é que garantirá vida longa aos negócios que sintonizarem nessa onda.
🌷 Mais métricas
Já faz alguns anos que as métricas ocupam um espaço de destaque para quem quer empreender, trabalhar e, até mesmo, alcançar os seus objetivos pessoais. Em 2021 isso não será diferente.
Para quem deseja expandir o seu posicionamento de marca, os recursos e ferramentas para mensurar resultados serão grandes aliados. Arrisco dizer, inclusive, que empreender e trabalhar sem estratégias e métricas ficará no passado de uma vez por todas!
O ano de 2020 colocou à prova qualquer previsão e exigiu grandes doses de resiliência e adaptabilidade para todos. Mas isso não significa que não é possível buscar formas de entender o que será valorizado no ano que está para chegar, de forma a ajudar você a se preparar para esse novo ciclo. Então aproveite o momento para começar a planejar o futuro com esses três pontos em mente: essência, calma e métricas.
Melhor para dentro é o melhor caminho para esse momento. Que tal agora mesmo? Dê uma espiada no Workbook Essência com “5 passos e exercícios para você se comunicar melhor” e invista no seu branding com essência!
Deixe uma resposta