Você tem o seu tempo para florescer. Então por que se compara com os outros?!
Quantas vezes você achou que estava indo devagar demais? Que suas mudanças eram quase imperceptíveis? Que estava dando passinhos de formiguinha enquanto todo mundo lá fora seguia feito papa-léguas?
Se responder sim para alguma dessas três perguntas, é hora de reavaliar o seu parâmetro de sucesso e transformação. Isso porque, muito provavelmente, ele está vindo de fora, do mundo externo, e isso não é nada bom. Afinal, é seu ritmo, é sua vida, e você é quem deve determinar a velocidade da sua jornada.
Quer saber como fazer isso? Então continua comigo que vou contar!
É meu ritmo ou dos outros?
Para começar essa reflexão, pense em quantas vezes você se comparou com as pessoas ao seu redor. Já se deparou com um colega da faculdade e pensou: “formamos juntos, temos a mesma idade e ele parece muito melhor do que eu!”. Ou, talvez, tenha visto alguém que admira e segue nas redes sociais e disse: “como ela pode ter tanto sucesso e eu não?”
Esses são os sinais mais fortes de que o seu parâmetro de sucesso está vindo de fora, das outras pessoas. É a partir do que os outros consideram como sucesso que você avalia a sua vida, o seu ritmo, seu trabalho, sua produtividade.
Mas isso traz um problema. Afinal, você não é o outro. Vocês têm histórias de vida diferentes, jornadas distintas e pode ser que nem queira as mesmas coisas que essa pessoa. Ou seja, os seus objetivos podem ser diferentes. Então, faz sentido se comparar dessa forma e incorporar o ritmo do outro na sua vida?
Que tal uma história?
Quando falo sobre ritmo, penso em um jardim. Talvez isso também ajude a entender como esse processo funciona e qual a importância de reposicionar os seus parâmetros.
Quem já teve algum vaso ou jardim tem a oportunidade de observar como ele muda ao longo do ano. Tem épocas em que parece que é só mato, terra, uma planta seca. Em outras, tudo nasce, fica lindo!
Isso porque as flores têm o próprio tempo. Não adianta apressar, elas só vão florescer quando for a hora certa. E cada uma delas tem um ritmo particular, cada planta floresce em uma estação.
O mesmo acontece com você. Você possui o seu tempo e as pessoas ao redor também. Cada um no seu ritmo e comprar só vai te fazer mal, só traz insegurança.
Como respeitar o seu tempo?
Você percebeu que está colocando o ritmo dos outros na sua vida. Mas quem disse que conseguimos frear esses pensamentos em que a comparação fala mais alto que a percepção da auto evolução?
É por isso que trouxe alguns passos importantes para respeitar o seu tempo e valorizar seu processo!
Se desafie a comemorar seus pequenos passos
Para mudar de perspectiva você pode começar a comemorar todos os seus pequenos passos. Isso porque você está em movimento, está vivendo o seu próprio processo. Portanto, conseguiu alcançar uma meta, mesmo que seja pequena, comemore! Celebre a sua trajetória!
Enxergue com amor suas pequenas transformações
Você está em processo de mudança e é importante valorizar esse momento. Então, ao invés de se comparar com os outros, olhe para o seu passado com carinho e celebre quem é hoje. Tenha carinho para ver a pessoa que está se tornando e comemore cada pequena transformação rumo à sua essência.
Olhe com gentileza para as pequenas revoluções que acontecem aí dentro! Para isso acontecer será preciso que você entre no seu ritmo, acerte os ponteiros de acordo com seu tempo e siga as coordenadas da intuição.
Se proponha visitar novos questionamentos
Você pode se perder ao longo do caminho, principalmente quando internaliza o ritmo das outras pessoas. Pode perder quem você é, sua identidade.
Portanto, uma forma de mudar isso é revisitar novos questionamentos. Se percebe que algo está incomodando, que aquilo que sempre pareceu natural parece estar fora do lugar, dê atenção para isso. Entenda de onde vem esse questionamento e o que ele quer dizer sobre você, sobre a sua história.
Caso se sinta perdida ou em dúvida no meio do caminho, existe até a opção de pedir orientação para alguém que possa ter feito um trajeto parecido com o seu. Está pronta para começar, agora, a respeitar o seu ritmo, seu tempo? Você pode se inspirar em pessoas que possuem uma trajetória incrível, valorizar o talento de cada um, mas não se esqueça: mesmo que o caminho seja parecido, é impossível ser igual ao seu caminhar, à sua visão.
Deixe uma resposta