Mulher, jornalista e empreendedora, apaixonada por pessoas, marcas, histórias e branding. Um pequeno resgate de tudo que me trouxe até aqui <3
Hoje, compartilho uma parte do meu processo de autopercepção. Minhas descobertas e movimentos. Um resgate da minha história e de memórias e afetos ao longo desse processo.
Mas, porque eu estou fazendo isso? Foi uma longa jornada até eu entender qual era o meu propósito e como colocá-lo em prática. Observei que muitas mulheres passam por isso ao longo das suas vidas. Acredito no poder de compartilhar esses elementos para que a gente possa se ajudar. Então, vamos juntas nessa jornada?!
Minha história
Meu nome é Lívia Farnese, nasci em Belo Horizonte e sou jornalista. Sou a filha caçula e, quando era criança, a tática do meu pai para me fazer pegar no sono era contar várias histórias. Não posso falar que isso dava muito certo, porque sempre queria saber mais sobre as pessoas e o mundo. E ele desdobrava a criatividade e acabava me vencendo pelo cansaço.
Não é à toa que, na faculdade, o que mais gostava eram as matérias que me possibilitam contar ouvir e posteriormente organizar a história das pessoas dentro de uma narrativa. Continuo fazendo isso hoje, ajudando as mulheres e negócios a terem voz, a partir das suas próprias essências. Mas isso é um spoiler, deixa eu contar um pouco mais da minha trajetória profissional antes da criação da Essência.
Logo que me formei em 2008, já sabia que gostava de trabalhar com Ciência da Comunicação, voltada para estratégia. Foi por isso que eu fiz uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Comunicação e, dali, fui desbravando novas possibilidades de atuação.
Minha jornada profissional passou por trabalhos como redatora num jornal de Belo Horizonte e com comunicação interna e empresarial. Também fui assessora de imprensa em uma emissora de televisão e foi quando fui demitida deste emprego que vi minha vida tomar novos rumos.
Minha busca
Quando fiquei sem emprego, recebi o convite do Giuliano, meu companheiro na vida e no trabalho, para trabalharmos juntos em sua agência de publicidade. Por lá que conheci o conceito de branding.
Vou voltar um pouquinho no tempo para te contar como foi esse processo da primeira vez que ouvi falar de branding até o início da busca pela minha essência.
Você já deve ter reparado que sempre senti uma conexão muito forte com as pessoas. Como comunicadora, sempre enxerguei a potência de se expressar de forma genuína e autêntica com o outro.
Na agência, eu e o Giuliano começamos sentir falta de atuar com o branding e trabalhar conceitos ligados à percepção, sentimento e representatividade. Esse sentimento foi crescendo lado a lado da minha autopercepção de que estava desconectada da minha essência e marca pessoal.
Com a rotina da agência, ficava sempre presa nos afazeres diários e minha expressividade ficou na linha de fogo. O que eu fiz para mudar isso? Iniciei meu processo de tomada de consciência da minha história pessoal para resgatar alguns valores que eram importantes para mim desde a infância.
A Essência é fruto deste processo de auto- (re)conhecimento. Não foi um caminho simples, mas quando relembro questões e incertezas que lidei para chegar até aqui, vejo que tudo valeu a pena <3
A essência delas
A história da Essência, então, se mistura com a minha história pessoal. Mas isso faz sentido né? Afinal,
a Essência é a minha forma de colocar o meu propósito no mundo.
Bem, é por isso digo sempre que o surgimento da Essência foi um processo pessoal e que se desdobrou em contribuição para outras mulheres. Minha busca, sua busca, nossa busca!
No momento em que me vi sem um lugar de fala e de posicionamento, busquei isso e me reencontrei. Identifiquei é que a minha voz era formada por 5 características principais: personalidade, autenticidade, visão, estratégia e essência!
Nesse processo, percebi que essas características estão dentro de mim e de você. E são a chave para que possamos nos comunicar melhor com o mundo!
Para validar minha descoberta, foi agraciada com a história e busca da minha primeira cliente! É impossível esquecer a primeira cliente, não é mesmo? Isso aconteceu em 2017, antes mesmo de existir a Essência formalmente. Duas mulheres chegaram para mim e pediram para que eu fizesse uma consultoria de marca para o negócio delas e suas marcas pessoais. A gente fazia reuniões em cafés porque nem escritório eu tinha na época.
A medida que o processo foi evoluindo e fazendo sentido, vi que poderia oferecer isso para mais mulheres. 2017 foi o ano de formatar meus serviços e dar os primeiros passos na Tríade Essência, a minha metodologia de branding.
Contando assim, parece simples né? Mas não foi assim. No início eu tinha muito medo do negócio não ser sustentável, não ser bem aceito pelo mercado e não ter clientes. Além disso,
a construção de posicionamento e valor de marca foi e é um exercício diário.
A Tríade Essência
Acredito que existem três conceitos que são fundamentais para o fortalecimento de uma marca, seja ela pessoal ou de um negócio. Esses pilares são o que chamo de Tríade Essência, formada por branding, autoimagem e desenvolvimento pessoal.
Branding para mim é o que você é e não o que você vende.
É o que as pessoas sentem, percebem e entendem sobre você, seu trabalho ou seu negócio. E ele é uma construção diária, é um processo que precisa ser contínuo e muito conectado com o que a gente sente e pensa, para depois comunicar de forma clara o nosso valor.
Seguimos juntas
O meu propósito com a Essência é (re)criar marcas com significados e razão de existir. Por aqui, ajudo mulheres a serem mais emocionais, intuitivas e verdadeiras. Queremos ver cada vez mais pessoas e negócios com conteúdo e expressividade. Afinal, são as marcas com essência e história que farão a diferença!
A Essência é feita para mulheres dispostas a se acessar, se conhecer, se perceber e desenvolver uma comunicação e imagem de marca que esteja conectada diretamente à sua essência.
Não acredito em fórmula pronta ou resultados imediatos. O branding é um processo e um conjunto de ferramentas estratégicas, que trazem resultado se bem executados. Não é uma ciência exata e não tem receita de bolo.
Para cada mulher, cada história, cada busca, existe um universo muito próprio de possibilidades a serem exploradas e despertados para gerar valor.
A Essência nasceu do nosso desconforto com relação ao mercado, queríamos trazer mais expressividade para marcas e pessoas! Nossas conexões vão somando experiências e agregando novos contextos, a Essência é viva e se movimenta com quem chega.
Seguimos juntas nessa jornada por mais afeto e autopercepção como estratégias mais valiosas de branding.
Júlia Pellegrinelli diz
Muito legal saber mais sobre sua história e ver como vc realmente encontrou um trabalho tão alinhado com sua essência! Você faz com tanta paixão, que o resultado não poderia ser diferente! Parabéns pela coragem em sua caminhada e sorte a minha te encontrar pelo caminho!
Lívia Farnese diz
Julia, obrigada pelo carinho <3 Muito bom te ver aqui no Blog!